Tumor do nervo óptico: sintomas e tratamento

Faça uma pergunta
O tumor do nervo óptico se desenvolve sobre qualquer parte do nervo de mesmo nome. Ele pode, inclusive, evoluir rapidamente, causando diminuição da visão ou até cegueira.


Definição de tumor do nervo óptico

O nervo óptico é um nervo craniano, que tem a função de transferir informações visuais do olho para o cérebro para que seja convertida em imagem. Quando ele é acometido por um tumor pode causar, em casos graves, cegueira. Tanto os cânceres quanto os tumores benignos do nervo óptico devem ser tratados o quanto antes para evitar perda de visão.

Sintomas do tumor do nervo óptico

As principais manifestações do câncer do nervo óptico são redução da acuidade visual mais ou menos rápida e deslocamento do globo ocular para a frente (exoftalmia). A visão é geralmente afetada e pode-se perdê-la total ou parcialmente.

Diagnóstico do tumor do nervo óptico

O diagnóstico é feito com base na análise dos sinais clínicos listados acima. Exames de imagem permitem determinar com precisão o estado do tumor e sua evolução. Para isso, é feita geralmente uma ressonância magnética.

Tratamento do tumor do nervo óptico

Existem diferentes opções de tratamento dos tumores do nervo óptico. Se ele for benigno é preciso acompanhamento para avaliar sua evolução. Pode-se, no entanto, partir para uma cirurgia, radioterapia ou quimioterapia nas formas evolutivas em função da localização do tumor, seu tamanho e dos resultados de cada tratamento.

Foto: © Piotr-Marcinski - 123RF.com
Dra. Marta Marnet

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde e redatores supervisionados pela Dra. Marta Marnet (número de registro 19741 no Colégio de Médicos de Barcelona, Espanha).

Mais informações sobre a equipe do CCM Saúde

Veja também