Nervo de Arnold - Definição


Definição de nervo de Arnold

O nervo de Arnold, ou grande nervo occiptal, está localizado na base do crânio. O nervo de Arnold é um nervo motor, pois permite os movimentos dos músculos do pescoço. É também um nervo sensitivo, permitindo especialmente as sensações no couro cabeludo. O nervo de Arnold pode ser afetado por diversos transtornos: doença degenerativa, inflamação, pinçamento do nervo por processo compressivo, entre outros. A nevralgia de Arnold se manifesta por dores fortes do pescoço até a testa ao movimentar a cabeça. Analgésicos ou anti-inflamatórios e repouso são necessários para tratar o problema.
Artigo original publicado por Jeff. Tradução feita por asevere. Última modificação: 21 de novembro de 2017 às 11:30 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Nervo de Arnold - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Nervo crural - Definição
Nervo pneumogástrico - Definição