Adenoma suprarrenal


Definição

O adenoma suprarrenal é um tumor benigno da glândula suprarrenal. Ele pode ser unilateral ou bilateral, ou seja, afetar uma ou as duas glândulas situadas abaixo de cada rim. Em alguns casos, o adenoma pode provocar a síndrome de Cushing, causando um aumento da secreção do hormônio produzido normalmente pelo suprarrenal, o cortisol.

Diagnóstico

Os sintomas de um adenoma suprarrenal podem estar ausentes se o adenoma não afetar a parte do suprarrenal que secreta os hormônios. Além disso, o diagnóstico de um adenoma suprarrenal sem retenção clínica se faz na maior parte do tempo por acaso, no quadro de uma imagem abdominal ou ainda uma dosagem que vai mostrar o aumento da taxa sanguínea de hormônios secretados pelo adenoma. Em caso de sobre produção de cortisol, os sinais clínicos dessa hipersecreção correspondem à síndrome de Cushing. Essa síndrome é colocada em evidência com dosagens hormonais sobre um exame de sangue. Alguns testes requerem a tomada de um produto e dosagens programadas em diferentes instantes.

Manifestações

A síndrome de Cushing se manifesta entre outras por, uma obesidade predominante sobre o abdômen, parte posterior do pescoço e o tronco, um rosto redondo e vermelho (rosto de lua), uma hipertensão arterial, uma amiotrofia, uma insuficiência genital, uma pele frágil e fina com estrias roxas.

Tratamento

O tratamento do adenoma suprarrenal é geralmente cirúrgico, com ablação do tumor ou da glândula. Alguns medicamentos podem às vezes ser utilizados evitando um recurso à cirurgia.

Prevenção

É impossível de prevenir um adenoma suprarrenal se não conhecermos ainda as causas exatas e os fatores de predisposição. É sabido que a probabilidade de contrair um tumor deste tipo aumenta com a idade.
Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:47 por asevere.
Este documento, intitulado 'Adenoma suprarrenal', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
11. Adenoma parótida
Adenopatia axilar