Taquicardia sinusal - Definição


Definição de taquicardia sinusal

A taquicardia sinusal é um problema do ritmo cardíaco, que se manifesta por aceleração dos batimentos do coração. Ela é chamada de sinusal pois o ritmo sobre o registro do coração é sinusal, ou seja, com sinais elétricos normais. Esse aumento raramente ultrapassa os 150 batimentos por minuto, ao invés dos 60 a 80 batimentos habituais. Esse tipo de taquicardia pode ser consequência normal da adaptação do organismo em caso de febre, de baixa da quantidade de sangue no corpo ou de esforço importante. Ela pode se dar em caso de hipertireoidismo ou pelo uso de certos medicamentos.

Veja também

Artigo original publicado por DRA. MARNET. Tradução feita por asevere. Última modificação: 5 de fevereiro de 2018 às 09:04 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Taquicardia sinusal - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Taquicardia nodal - Definição
Talalgia - Definição