Taquicardia nodal - Definição


Definição de taquicardia nodal

A taquicardia nodal é uma aceleração do ritmo cardíaco que, diferentemente de outras formas de taquicardia, não provém dos átrios ou ventrículos cardíacos, mas sim dos nódulos atrioventriculares, responsáveis por propagar impulsos elétricos do coração. A taquicardia nodal se manifesta pela aceleração do ritmo dos batimentos cardíacos, com palpitações de início e fim repentinos. Esta condição afeta principalmente jovens.

Esse fenômeno é pontual e de resolução espontânea e um eletrocardiograma não permite a sua descoberta, a não ser que seja feito durante uma crise. Existe um tratamento medicamentoso combinado manobras específicas chamadas de vagais para interromper a taquicardia nodal no momento da crise. O tratamento de fundo da doença utiliza betabloqueadores (remédios que diminuem o ritmo do coração) ou antiarrítmicos.
Artigo original publicado por DRA. MARNET. Tradução feita por asevere. Última modificação: 18 de outubro de 2017 às 16:42 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Taquicardia nodal - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Manchas brancas na pele - Definição
Taquicardia sinusal - Definição