Parestesia

Faça uma pergunta

Definição

Quando os dedos são insensíveis ou que a sensibilidade dos dedos é modificada, falamos de parestesias. Pode ser uma sensação de insensibilidade total, de diminuição da sensibilidade ou sensações diferentes como picotamentos ou formigamentos. Essa insensibilidade pode ter causas múltiplas que podem ser de origem nervosa que é mais comum ou circulatória, às vezes. Quando os dedos se tornam insensíveis por motivo de frio, a causa é vascular, circulatória. Isso é causado por uma má circulação do sangue nas extremidades: é o fenômeno de Raynaud.


Causas principais: as principais causas possíveis de uma insensibilidade ou de parestesias dos dedos podem ser de origens diversas. As principais são:
As patologias nervosas:
  • Uma síndrome do carnal carpiano no qual a compressão do nervo mediano no nível do pulso causando uma perda de sensibilidade e de formigamentos;
  • Uma neuropatia que é uma das principais complicações da diabetes;
  • Uma neuralgia cervico-branquial (NCB) causada pela compressão nas vértebras de um dos nervos inervando os dedos;

As patologias vasculares:
  • Um fenômeno de Raynaurd, na fase chamada de asfixia;
  • Uma vascularite, que é uma inflamação dos vasos.

Manifestações

a insensibilidade dos dedos pode se acompanhar de uma série de sintomas sejam benignos sejam graves. Os mais comuns são as sensações de queimações, dores, inchaços, formigamentos dolorosos e às vezes uma sensibilidade aumentada ou até uma insensibilidade completa.

Tratamento

o tratamento da insensibilidade dos dedos consiste em tratar a causa. Se ela se tratar de uma patologia nervosa tentaremos liberar o nervo afetado na insensibilidade dos dedos. Essa poderá ser causada por uma compressão cervical ou um problema sobre uma outra parte do seu trajeto (ombros, braço, pescoço, pulso...). O tratamento será adaptado em função da origem. Além disso, se o problema for vascular, tentaremos favorecer a circulação sanguínea. Existem, além disso, medicamentos tais como os inibidores cálcicos que são utilizados no fenômeno de Raynaud. A síndrome do canal carpiano é acessível a uma descompressão do nervo por uma cirurgia simples. Nas formas mais problemáticas de nevralgia cervico-braquial, podemos proceder a uma intervenção cirúrgica nas vértebras.

Prevenção

para se prevenir do fenômeno de Raynaud nos dedos induzido pelo frio, é necessário se proteger e usar luvas. Para as causas de origem nervosa, é difícil antecipar a aparição de transtornos da sensibilidade.
Dra. Marta Marnet

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde e redatores supervisionados pela Dra. Marta Marnet (número de registro 19741 no Colégio de Médicos de Barcelona, Espanha).

Mais informações sobre a equipe do CCM Saúde

Veja também

Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:48 por asevere.

Este documento, intitulado 'Parestesia', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.