Quando os dedos são insensíveis ou que a sensibilidade dos dedos é modificada, falamos de parestesias. Pode ser uma sensação de insensibilidade total, de diminuição da sensibilidade ou sensações diferentes como picotamentos ou formigamentos. Essa insensibilidade pode ter causas múltiplas que podem ser de origem nervosa que é mais comum ou circulatória, às vezes. Quando os dedos se tornam insensíveis por motivo de frio, a causa é vascular, circulatória. Isso é causado por uma má circulação do sangue nas extremidades: é o fenômeno de Raynaud.
Causas principais: as principais causas possíveis de uma insensibilidade ou de parestesias dos dedos podem ser de origens diversas. As principais são:
As patologias nervosas:
As patologias vasculares:
a insensibilidade dos dedos pode se acompanhar de uma série de sintomas sejam benignos sejam graves. Os mais comuns são as sensações de queimações, dores, inchaços, formigamentos dolorosos e às vezes uma sensibilidade aumentada ou até uma insensibilidade completa.
o tratamento da insensibilidade dos dedos consiste em tratar a causa. Se ela se tratar de uma patologia nervosa tentaremos liberar o nervo afetado na insensibilidade dos dedos. Essa poderá ser causada por uma compressão cervical ou um problema sobre uma outra parte do seu trajeto (ombros, braço, pescoço, pulso...). O tratamento será adaptado em função da origem. Além disso, se o problema for vascular, tentaremos favorecer a circulação sanguínea. Existem, além disso, medicamentos tais como os inibidores cálcicos que são utilizados no fenômeno de Raynaud. A síndrome do canal carpiano é acessível a uma descompressão do nervo por uma cirurgia simples. Nas formas mais problemáticas de nevralgia cervico-braquial, podemos proceder a uma intervenção cirúrgica nas vértebras.
para se prevenir do fenômeno de Raynaud nos dedos induzido pelo frio, é necessário se proteger e usar luvas. Para as causas de origem nervosa, é difícil antecipar a aparição de transtornos da sensibilidade.