Insuficiência cardíaca


Definição

a insuficiência cardíaca é uma incapacidade do coração em bombear uma quantidade de sangue suficiente para garantir um fluxo sanguíneo satisfatório no conjunto do corpo. Na insuficiência cardíaca cuja evolução é crônica e progressiva, o sangue circula menos bem e tem tendência a se estagnar. A insuficiência cardíaca pode afetar apenas uma parte do coração, ou o conjunto do mesmo: falamos de insuficiência cardíaca esquerda ou direita, ou insuficiência cardíaca global. Em função da parte afetada, os sintomas mudam levemente, mas a evolução de uma insuficiência se faz para um problema global. Essa patologia aparece principalmente nas pessoas de idade avançada portadoras de uma doença cardíaca, por exemplo, em seguida a um infarto do miocárdio, uma patologia de uma válvula cardíaca, transtornos do ritmo cardíaco, uma hipertensão arterial. Algumas doenças respiratórias crônicas como a broncopneumopatia crônica obstrutiva, a insuficiência respiratória crônica ou as doenças fibrosantes do pulmão estão igualmente envolvidas.

Manifestações

em caso de insuficiência cardíaca, os sintomas aparecem de maneira progressiva. Na insuficiência cardíaca afetando unicamente o coração esquerdo, os principais sintomas são dificuldades respiratórias inicialmente no esforço intenso, depois para esforços mais e mais fracos e por fim até em repouso, e, sobretudo em posição de pé. Um ganho de peso com pernas inchadas por edemas aumentam progressivamente sem tratamento. A fadiga é igualmente um sinal frequente. Para a insuficiência cardíaca direita, os sinais são durante muito tempo pobres com uma taquicardia, edemas nas pernas, um fígado aumentado do volume e às vezes doloroso: a insuficiência cardíaca direita evolui para a insuficiência cardíaca global, os sinais de insuficiência cardíaca esquerda aparecem em seguida.

Diagnóstico

o diagnóstico da insuficiência cardíaca é suspeitado de um lado pelo interrogatório e recolhimento das diferentes patologias encontradas pelo paciente durante a sua vida e do outro lado sobre um exame clínico permitindo encontrar esses diferentes sintomas. O diagnóstico é confirmado graças a diversos exames que possuem igualmente um papel na pesquisa da causa da doença: o eletrocardiograma, a radiografia do pulmão, os exames biológicos, mas, sobretudo um ultrassom doppler do coração são realizados de acordo com a causa suspeitada.

Tratamento

para tratar a insuficiência cardíaca, vamos nos interessar em corrigir esses fatores favorecendo ou causando a doença que é necessária tratar primeiro: a doença de causa deve ser tratada de maneira otimizada para tentar diminuir a evolução da insuficiência cardíaca. Em um segundo momento, procederemos ao tratamento dos sintomas: um regime sem sal associado à prescrição de inibidores da enzima de conversão ou diuréticos permitindo diminuir as dificuldades respiratórias ou os edemas. Betabloqueadores podem ser igualmente utilizados. Alternativas médicas também tem seu lugar. Apenas quando nenhum dos tratamentos não funciona é que consideramos um transplante cardíaco. Um cuidado estreito e regular além de uma educação do paciente com sua doença e a prevenção é igualmente necessário para diminuir a evolução da doença e impedir ao máximo as complicações pontuais.

Prevenção

para evitar as complicações e agravamento da insuficiência cardíaca algumas regras de higiene e alimentação devem ser adotadas. Se essas regras são respeitadas antes da aparição da doença, elas permitirão preveni-la. É necessário:
  • Controlar seu peso e diminuir em caso de sobrepeso;
  • Seguir um regime sem sal;
  • Não consumir mais do que um copo de álcool por dia;
  • Controlar estreitamente sua pressão arterial ou seu diabetes em caso de patologia associada;
  • Fazer exercício todos os dias.
Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:48 por asevere.
Este documento, intitulado 'Insuficiência cardíaca', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Parestesia
Insuficiência renal aguda (IRA)