Desequilíbrio (ouvido interno) - Definição


Definição de desequilíbrio (ouvido interno)

O ouvido interno não atua apenas na audição, mas também no equilíbrio. Um problema no ouvido interno pode, portanto, causar vertigens, impressão de desequilíbrio e rotação do ambiente ou do próprio corpo. Entre as causas de síndrome vestibular provenientes do ouvido interno, a mais comum é a presença de litíases (pequenos cristais) nos canais do ouvido interno. As vertigens surgem após mudanças de posição ou movimentos bruscos com a cabeça. Esse problema pode ter impacto grande na vida do paciente. Entre as causas secundárias estão infecções, inflamação ou tumor no nervo vestibular, traumatismos, entre outras.
Artigo original publicado por Jeff. Tradução feita por asevere. Última modificação: 19 de janeiro de 2018 às 12:30 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Desequilíbrio (ouvido interno) - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Cilindro hemático - Definição
Eletroencefalograma - Definição