Gardnerella vaginalis


Definição

a Gardnerella vaginalis é uma bactéria que está em causa nas infecções dos órgãos genitais femininos superficiais como a vulvite ou vaginite. A Gardnerella vaginalis se localiza de maneira normal no nível da flora vaginal da mulher. Enquanto isso, em algumas condições, essa bactéria pode se tornar patogênica, ou seja, responsável por um problema do organismo. Ela é portanto responsável por uma vaginose bacteriana, com perturbação da flora vaginal normal, chamada flora de Döderlein. Vale ressaltar que a contaminação do parceiro é relativamente pouco comum durante as vaginoses bacterianas mas ainda assim é possível.

Manifestações

os sintomas presentes durante uma vaginose bacteriana são relativamente pobres; apenas uma grande quantidade de secreções vaginais classicamente descritas como de cor cinza, e odores ruins são geralmente presentes. Não há habitualmente sinal de infecção, vermelhidão, dores e coceiras.

Diagnóstico

diante de um escoamento de secreções vaginais, chamada de leucorreia, o diagnóstico da vaginose bacteriana é feito pela descoberta de Gardnerella vaginalis nas secreções. Uma análise da amostra desta leucorreia encontra um pH alcalino, o que sinaliza uma perturbação da flora de Döderlein. Um teste particular chamado teste de potássio aparece positivo e análise microscópica da secreção encontra células características.

Tratamento

para tratar a Gardnerella vaginalis e a vaginose bacteriana, um tratamento à base de antibióticos é administrado. O antibiótico mais comumente utilizado é o metronidazol tomado uma única vez.

Prevenção

para prevenir as infecções vaginais de uma maneira geral, é necessário:
  • Ter uma boa higiene íntima;
  • Escolher um sabão adaptado à flora de Döderlein, flora protetora;
  • Evitar limpezas agressivas e muito frequentes;
  • Privilegiar roupas íntimas de algodão;
  • Evitar o uso de calças muito apertadas;
  • Se proteger durante as relações sexuais.
Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:48 por asevere.
Este documento, intitulado 'Gardnerella vaginalis', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Sintomas da fibromialgia
Hemoglobinopatia