Amidalite banal

Faça uma pergunta

Definição

Podemos distinguir entre as patologias comuns muitos tipos de amidalite, cujas duas mais freqüentes são conhecidas como amidalite banal (eritema) e amidalite com pus (eritemato-pultácea). Ambas podem ter origem viral (o mais frequente) ou bacteriana. Trata-se de uma infecção local que provoca fortes dores de garganta, resultantes da reação inflamatória. A amidalite banal se caracteriza pela cor vermelha adquirida no interior da garganta, próximo às amídalas palatinas do paciente, quando a doença se manifesta. A amidalite, em todas as suas formas, é uma doença bastante comum e benigna - sempre que bem curada. Ela afeta 9 milhões de franceses por ano.

Diagnóstico

Devemos procurar um médico assim que verificamos os primeiros sintomas da amidalite para que ele faça um diagnóstico. A primeira etapa consiste em um exame que, de acordo com os indícios clínicos, determinará se o tratamento será viral ou bacteriano. Em caso de dúvida sobre uma possível origem bacteriana, o médico pode realizar um teste de diagnóstico rápido. Para isso ele utiliza um instrumento, o swab" (parecido a um cotonete grande) para recolher material da amídala. Dependendo do tipo de amidalite
Dra. Marta Marnet

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde e redatores supervisionados pela Dra. Marta Marnet (número de registro 19741 no Colégio de Médicos de Barcelona, Espanha).

Mais informações sobre a equipe do CCM Saúde

Veja também

Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:47 por asevere.

Este documento, intitulado 'Amidalite banal', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.