Leucemia mieloide

Faça uma pergunta

Definição

A leucemia mieloide crônica é um tipo de leucemia particular, onde a proliferação das células da medula predomina sobre uma espécie de glóbulos brancos, os monócitos. Predominam, pois neste tipo de leucemia, outros tipos celulares podem igualmente proliferar, em proporções menores. Essa patologia afeta particularmente os pacientes a partir de 55 anos, e afetam mais comumente os homens. A evolução é longa e a doença pode às vezes evoluir para a aparição de uma leucemia aguda. De fato, na ausência de tratamento após uma fase inicial estável de alguns anos, a evolução se faz mais rapidamente durante em torno de um ano, e depois a leucemia aguda aparece.

Manifestações

A leucemia mieloide crônica não é geralmente responsável por nenhum sintoma no início. Ela pode ser descoberta na ocasião de um exame de sangue realizado por outra razão. Nos outros casos, ela pode causar:
  • Um aumento do tamanho do baço, chamado de esplenomegalia;
  • Um aumento do tamanho do fígado, chamado hepatomegalia;
  • Dores ósseas, hemorragias ou infecções nas patologias avançadas.

Diagnóstico

A suspeita de leucemia mieloide crônica é descoberta após uma numeração fórmula sanguínea, análise de todos os glóbulos sanguíneos, efetuada sobre uma amostra de sangue. Uma análise da medula óssea é possível por mielograma, além de diferentes exames especializados que permitem descobrir uma anomalia característica. De fato, uma modificação de um cromossomo tendo perdido uma parte da sua substância, chamada cromossoma Philadelphia, é específico à doença e pode ser descoberto sobre um carótipo (análise de todas os cromossomas de uma célula).

Tratamento

o tratamento da leucemia mieloide crônica se baseia sobre medicamentos específicos e principalmente uma molécula cujo nome comercial é Glivec® que, enquanto isso, não cura a doença. O único tratamento de cura se baseia sobre o transplante de células tronco hematopoiéticas, células da medula óssea retiradas sobre um doador saudável e implantados no organismo doente.
Dra. Marta Marnet

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde e redatores supervisionados pela Dra. Marta Marnet (número de registro 19741 no Colégio de Médicos de Barcelona, Espanha).

Mais informações sobre a equipe do CCM Saúde

Veja também

Publicado por asevere. Última modificação: 24 de novembro de 2016 às 11:26 por Pedro Muxfeldt.

Este documento, intitulado 'Leucemia mieloide', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.