A leucemia linfoide crônica corresponde a uma proliferação anárquica do tecido linfoide na base da produção de glóbulos brancos, células que garantem o sistema imunológico do organismo. Diferente das leucemias agudas, as células linfoides geradas são maturas e não estão bloqueadas no estágio de blastos (células imaturas). Elas vão pouco a pouco invadir o sangue. A leucemia linfoide crônica afeta principalmente as pessoas de idade com mais de 60 anos, mais frequentemente os homens.
os sintomas da leucemia linfoide crônica são:
A proliferação dessas células impede, em estágios avançados, de ter uma quantidade normal de outros componentes sanguíneos, o que pode causar:
o diagnóstico é geralmente suspeitado por acaso, durante um exame de sangue que descobre anomalias sobre a numeração fórmula sanguínea, análise dos glóbulos do sangue:
o tratamento é feito por especialistas, e é decidido caso a caso. De uma maneira geral, uma quimioterapia única ou fazendo uso de diversas moléculas é utilizado. Técnicas de transplantes de células tronco hematopoiéticas, células da medula óssea provenientes de um doador saudável, estão sendo estudadas.