Os meniscos desempenham papel importante no funcionamento do joelho, pois permitem que ele fique o mais estável possível. Diferentes tipos de lesões, que variam de acordo com a atividade e idade, podem afetar o menisco. Estas lesões devem ser tratadas rapidamente para aliviar o paciente, mas também para evitar a ocorrência de complicações graves, durante o decorrer dos anos, no joelho afetado.
Lesões de menisco podem ser traumáticas e aparecem neste caso mais frequentemente em jovens e atletas, mas também podem ser causadas por desgaste ao longo do tempo.
As manifestações podem aparecer de repente durante um trauma ou acidente, por exemplo, ou ao longo de um desgaste progressivo pelo envelhecimento. Variam de uma pessoa para outra, já que dependem da idade, intensidade, causa e tipo de lesão meniscal.
A associação de uma patologia, como uma entorse com lesão nos ligamentos, complica o diagnóstico porque muitas vezes é difícil dizer a diferença entre os eventos ligados ao menisco e aqueles relacionadas ao ligamento.
Uma lesão do menisco provoca dor localizada na altura do joelho, limitações do movimento, por vezes acompanhadas de inchaço, rangido e até mesmo bloqueio articular.
As dores podem ser violentas e intensas, como pontadas, ou menos agudas e perturbam a vida cotidiana da pessoa que sofre o problema. Frequentemente, elas aparecem de um lado do joelho ou na altura da veia poplítea e podem se estender até a coxa. Estas dores são agravadas ao fazer flexão, subir escadas ou ficar de cócoras.
Uma lesão meniscal muitas vezes torna dolorosa a realização de certos movimentos, a posição de cócoras ou subir escadas. Por isso, ela pode ser bastante incapacitante em alguns pacientes.
Também pode aparecer de repente um bloqueio do joelho. A extensão do joelho se torna difícil ou impossível. Em alguns casos, um fragmento do menisco se desprende e desloca, ficando apenas ligado por suas extremidades. Nessa situação, o fragmento pode até mesmo se mover e bloquear o joelho, o que torna impossível qualquer extensão do joelho.
O joelho também pode se tornar instável para fazer caminhadas, subir escadas e adotar algumas posições difíceis.
As lesões meniscais podem causar episódios de edema do joelho que, muitas vezes, podem ser reincidentes.
Lesões do menisco pode também causar um déficit de extensão do joelho.
Também podem aparecer durante as lesões meniscais manifestações que se parecem com choques ou rangidos do joelho, que dão a sensação de que elementos estão se deslocando no interior do joelho.
Foto: © Beer5020- Shuttestock.com