Mialgias


Definição

as mialgias são dores que afetam os músculos estriados esqueléticos, que são os músculos que estão sob o controle do sistema nervoso central, de comando voluntário. Tratam-se principalmente dos músculos do pescoço, dos situados ao longo da coluna vertebral, os músculos dos membros superiores e inferiores, do tronco. Diversas origens podem estar em causa como uma contusão, um traumatismo, um falso movimento causando um torcicolo ou um lumbago ou ainda algumas patologias como a gripe, hepatites, poliomielite ou outras patologias neurológicas.

Manifestações

os sintomas da mialgia são pela definição idêntica à palavra, dores musculares. A procura de diversas características das dores permitirá orientar o médico para uma causa. As dores podem ser:
  • Localizadas sobre um músculo ou grupo de músculos;
  • Ao contrário, generalizadas, associadas a outras dores como as dores articulares;
  • Uma dor de aparição brutal;
  • Ou ao contrário progressiva;
  • Uma dormência;
  • Formigamentos;
  • Sensação de queimadura;
  • Uma dor aumentada pela mobilização ou esforço;
  • Ou surgimento mesmo ao repouso, na ausência de toda mobilização;
  • Uma atrofia muscular deve também ser procurada.

Diagnóstico

o diagnóstico da mialgia é fácil de fazer: o paciente mostrará o local que lhe dói e o exame clínico descobrirá a dor ou a mesma pode continuar subjetiva. Diferentes exames são possíveis para procurar a origem da dor, principalmente a ultrassonografia que permite sinalizar um hematoma, um alongamento ou estiramento de algumas fibras musculares. Um exame de sangue mostrará os CPK, ou creatinas fosfokinases, aumentada em alguns casos.

Tratamento

existem tantos tratamentos quanto causas de mialgias. A identificação e tratamento da causa permitem geralmente um desaparecimento da dor. No que afeta as mialgias de aparição traumática, aplicar gelo sobre a zona dolorida, elevar o músculo afetado e comprimir levemente com um curativo. É possível, em casos de fortes dores persistentes, tomar analgésicos e medicamentos que relaxam os músculos chamados de miorelaxantes. Um repouso também é recomendado.

Veja também

Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:48 por asevere.
Este documento, intitulado 'Mialgias', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Metástases
Miastenia