Escoliose


Definição

a escoliose é um desvio lateral da coluna vertebral causado por uma angulação vertebral. Isso dá um aspecto de rotação da coluna (outro nome para a coluna vertebral). A coluna é enquanto isso geralmente deslocado não em apenas um único plano, mas sim três plano do espaço. É necessário distinguir a escoliose verdadeira, onde algumas vértebras são efetivamente deslocadas do eixo central, de uma atitude escoliótica, onde o aspecto da inspeção das costas dá uma impressão de escoliose, mas onde as vértebras são bem retas: isso é causado por uma postura ruim.
A escoliose é uma doença que aparece geralmente durante a adolescência, no momento do crescimento. Diante de um crescimento consequente das estruturas ósseas nessa idade, ela pode se desenvolver relativamente rápido, da onde vem o interesse em um diagnóstico rápido. A escoliose pode ser primitiva, espontânea, mas igualmente secundária a uma patologia diferente que é conveniente procurar.

Manifestações

a escoliose é visível e se manifesta em um primeiro momento por uma má atitude em posição sentada como de pé, com uma impressão de desvio do eixo das costas. De acordo com o tipo de escoliose, dores dorsais de origem óssea e muscular podem igualmente se apresentar. No quadro de uma escoliose, a coluna vertebral tem a forma de um S ou de um C.

Diagnóstico

para diagnosticar uma escoliose, o médico procederá a um exame clínico focado sobre as costas, a coluna vertebral, mas também na bacia e nas pernas. Quando trata-se simplesmente de uma atitude escoliótica, nenhum exame complementar é necessário. Em caso de dúvida, uma radiografia da coluna vertebral é prescrita. Em alguns casos, uma radiografia da bacia, um scanner, um IRM ou até uma cintilografia podem se mostrar necessárias em caso de dúvida clínica ou radiológica sobre uma escoliose secundária a uma outra patologia.

Tratamento

o tratamento da escoliose depende inteiramente da sua gravidade e evolução. Uma escoliose moderada será tratada com:
  • Sessões de fisioterapia;
  • Uso de um colete ou gesso.

As escolioses secundárias requerem o tratamento específico da patologia identificada. As escolioses importantes não tendo respondido a um tratamento clássico são ás vezes curadas graças à cirurgia.

Prevenção

prevenir a escoliose é possível. Para isso, é necessário cuidar das suas costas. Para evitar a escoliose, é essencial:
  • Ter uma boa cama;
  • Desenvolver músculos nas costas graças a uma prática de atividade física regular;
  • Manter um peso em forma;
  • Manter uma boa postura.
Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:49 por asevere.
Este documento, intitulado 'Escoliose', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Esclerose lateral amiotrófica
Escarlatina