A azia, também chamada de queimação estomacal, é provocada pela subida dos sucos gástricos, isto é, provenientes do estômago, para o esôfago. Essa situação leva a uma inflamação das paredes tanto do estômago quanto do esôfago, ocasionando a sensação de queimação. Saiba como evitar a ocorrência desse problema.
Não coma correndo, mastigue bem e não exagere nas garfadas. Também evite comer perto da hora de dormir e, caso isso ocorra, tente posicionar a cabeça um pouco mais elevada do que o restante do corpo no momento de deitar. No jantar, evite comidas muito condimentadas e pesadas.
Use com prudência medicamento anti-inflamatórios, pois eles aumentam os riscos de azia. Além disso, evite o consumo de álcool já que a substância aumenta a produção de suco gástrico e, com isso, deixa o estômago mais ácido. Evite também tabaco e café.
A obesidade e o estresse são fatores que favorecem a aparição de quadros de azia. Quem sofre de uma dessas duas condições deve buscar aconselhamento médico em caso de crises de azia recorrentes.
Roupas muito apertadas, como calças e cintas, principalmente depois de alguma refeição completa, aumentam as chances de queimação estomacal.
Foto: © Robert Kneschke - Shutterstock.com