O espirro é um ato reflexo de defesa do nosso sistema respiratório contra fatores externos, principalmente vírus. Ele também pode aparecer como consequência de alergia a uma substância externa como pó, mofo, pólen e outros alérgenos. Considerado por muitos como um incômodo social, o espirro também pode surgir em forma de crise ou ataque de espirros, que se mantém por longo período.
Crises de espirro são eventos bastante incômodos que, pela constante repetição dos espirros, impede a pessoa de realizar normalmente qualquer forma de atividade. Os espirros provocam inflamação da mucosa nasal e, se não forem controlados rapidamente, podem desencadear quadros de rinite, asma alérgica ou sinusite. Em pessoas alérgicas, esses ataques podem ocorrer a qualquer momento, sem eventos desencadeantes como resfriados ou gripe.
Quando uma crise de espirro se instala, a primeira medida a tomar é procurar um lugar para se respirar ar puro. É necessário inspirar pela boca e manter o ar nos pulmões durante 30 segundos. Na sequência, procure expirar o ar lentamente, também pela boca. Isso garante o descanso e estabilização da mucosa nasal. Esta ação deve ser realizada cerca de 10 vezes.
Pó, mofo, pólen, certos perfumes ou qualquer outra substância pode funcionar como alérgeno e causar uma crise de espirro. Cubra o nariz e a boca com um pano ou mesmo as mãos durante cerca de 20 segundos e procure se afastar da substância causadora do ataque.
Se a crise de espirros persiste por conta de um resfriado ou gripe, pode ser necessário tomar um medicamento anti-histamínico que conseguirá controlar os espirros por até seis horas. Além disso, beba bastante água durante esse período.
Foto: © Olena_Zaskochenko - Shutterstock.com