Como combater olheiras e bolsas nos olhos

As olheiras, contorno mais escuro na região dos olhos, são resultantes da ação da melanina, pigmento que dá cor à pele, e em alguns casos podem ser genéticas. A seguir, listamos algumas dicas para que você combata ou pelo menos minimize a ocorrência desse sintoma.

Por que temos olheiras

As olheiras podem ser causadas por diversos fatores, mas os principais são má alimentação, falta de hidratação na região dos olhos, descanso insuficiente e situações que causam alterações hormonais, tais como menstruação, gravidez e enxaquecas.

O que são as bolsas

Com o objetivo de proteger os olhos de agressões externas, a parte superior e inferior dessa região são cobertas por uma camada de gordura, que geralmente é imperceptível. Em alguns casos, no entanto, ocorre um inchaço na parte inferior dos olhos, causando as bolsas. Na grande maioria dos casos, essas bolsas escurecidas na região dos olhos são geradas pelo acúmulo de gordura ou líquidos. Problemas linfáticos também podem ocasionar esses sintomas.

Como podemos combater as olheiras

Algumas medidas simples podem ajudar no combate às olheiras, tais como dormir com a cabeça ligeiramente levantada, não fumar ou beber álcool, fazer compressas sobre os olhos com chá de camomila e aplicar diariamente cremes de tratamento específicos para essa região.

Corrigindo as olheiras

Recomenda-se o uso de corretivo em formato de creme para corrigir esses sinais. Ao escolher um corretivo, prefira os hidratantes, que não agridem essa região delicada. Ao aplicar o corretivo, coloque pouca quantidade e espalhe o seu conteúdo com leves toques dos dedos ou de um pincel específico para a zona dos olhos. Outra dica é utilizar um corretivo um tom mais claro que o seu rosto para clarear as olheiras.

Suavizando as bolsas

Para minimizar a aparência das bolsas, primeiramente você deve aplicar um creme específico para bolsas nos olhos. Chás calmantes também auxiliam a reduzir a inflamação. Na hora de se maquiar, aplique uma base corretiva de um tom mais claro que a sua pele para que essa zona pareça mais lisa. Pó compacto translúcido também ajuda a disfarçar esse sintoma.

Ações que podem reduzir as olheiras

Entre as ações que reduzem e previnem olheiras estão evitar a exposição excessiva ao sol, evitar peelings e tratamentos antirrugas, dormir bem, utilizar produtos específicos contra as olheiras e colocar rodelas de pepino sobre os olhos para acalmar, refrescar e atenuar as olheiras.

Foto: © Syda Productions - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Como combater olheiras e bolsas nos olhos', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade