O estresse pode ter consequências físicas e psíquicas sobre o indivíduo, como enxaqueca, asma, eczema e distúrbios do sono. Pais que sofrem de ansiedade e estresse podem transmitir essa predisposição para seus filhos, como demonstrou estudo realizado por pesquisadores dos Estados Unidos, Suécia e Inglaterra.
A fim de compreender qual o papel da exposição dos filhos a quadros de estresse de seus pais, os pesquisadores acompanharam cerca de mil famílias com filhos gêmeos. Os cientistas concluíram que existe ligação entre estresse dos pais e dos filhos, sem que fatores genéticos intervenham sobre a questão. Além disso, o estudo mostrou que o estresse infantil impacta o estado mental dos pais, provocando um círculo vicioso difícil de ser interrompido sem apoio profissional.
É importante, antes de tudo, que os pais tomem consciência do seu nível de estresse e que ele afeta seus filhos. Essa tomada de consciência é fundamental para o controle do estresse e diminuição da ansiedade de pais e filhos.
É preciso também que os pais não coloquem pressão sobre seus filhos, seu rendimento escolar e esportivo, por exemplo. É importante promover um ambiente o menos ansioso e estressante possível para as crianças.
Construir uma relação de confiança com os filhos é fundamental para a gestão do estresse. Somente pais que têm a confiança integral de seus filhos - e que confiando integralmente neles - são capazes de controlar o estresse familiar, dar conselhos para a gestão do estresse e fazer cobranças e dar ordens que serão cumpridas da maneira desejada.
Criar um ambiente familiar saudável deve ser outro objetivo dos pais. Para isso, uma das ações mais aconselhadas é escolher uma refeição - café da manhã, almoço ou jantar - na qual a família deve toda se reunir em volta da mesa para comer junto e conversar. Estar sempre disposto a ouvir o que a criança tem a dizer também é muito importante para a criação desse ambiente saudável e livre de estresse.
Além de buscar aconselhamento profissional junto a um psicólogo, pais podem procurar métodos alternativos de gestão do estresse. O objetivo principal é alargar os períodos de relaxamento durante o dia, como a prática esportiva, aulas de ioga e passeios em família.
Foto: © Andresr - Shutterstock.com