Benefícios e cuidados do crossfit


Nova moda nas academias, o crossfit é um programa de treinamento funcional de alta intensidade que combina exercícios anaeróbios - musculação e outros - com aeróbios - corrida e resistência. As aulas costumam ocorrer em espaços amplos, facilitando a troca entre aparelhos e setores da série de exercícios e garantindo maior interação entre os alunos, que não devem exceder um máximo de 20 por turma para que todos recebam atenção dos professores. Atualmente, já existem diversas academias especializadas na modalidade em muitas cidades do Brasil. Os preços das mensalidades variam de R$ 200 a R$ 300.

Benefícios do crossfit

Por combinar atividades convencionais de academias com exercícios aeróbios, o crossfit permite, ao mesmo tempo, a perda de peso e o ganho de massa muscular. De alta intensidade, onde até mesmo as pausas dos programas de musculação são suprimidas, a modalidade promove a queima intensa de calorias. Por outro lado, os trabalhos anaeróbios garantem tônus muscular.

Como todo exercício físico regular, o crossfit também é importante na melhora das funções respiratória e cardiovascular, combate o estresse e a ansiedade, dá resistência física, além de dar oportunidade de socialização entre os alunos.

Diferencial do crossfit

O grande diferencial das aulas de crossfit para outras modalidades de exercícios físicos é a sua adaptação às necessidades e limitações físicas dos alunos. Antes de preparar seu programa de treino, o profissional de educação vai lhe perguntar sobre dores e incômodos, lesões sofridas e objetivos com as aulas. A partir daí, ele traçará uma série de atividades personalizada, atendendo suas metas e respeitando seus limites. Sempre siga as recomendações do professor e não tente ir além do que lhe foi prescrito sem consultá-lo.

Contraindicações do crossfit

Por ser altamente personalizado, o crossfit é um tipo de treinamento que pode ser praticado por pessoas de todas as idades. Hoje em dia, até mesmo mulheres grávidas frequentam as aulas em estágios avançados da gestação. No entanto, essa decisão deve ser feita caso a caso e sob a consulta do profissional de educação e, principalmente, do médico responsável por acompanhar a gestação. Obedeça os conselhos desses profissionais e interrompa a prática do crossfit, bem como de outras atividades físicas, no momento em que lhe for recomendado.

Frequência das aulas

Normalmente, recomenda-se que alunos novos não ultrapassem a marca de duas ou três aulas por semana. Com a melhora progressiva do condicionamento e resistência com a frequência às aulas, esse nível pode ser aumentado, chegando a, no máximo, cinco dias por semana. Superar essa marca pode ser perigoso, pois o corpo necessita de períodos de descanso muscular após cargas tão intensas de treinamento. Ir além desse limite eleva os riscos de lesão.

Cuidados com o crossfit

Os principais cuidados a ser tomados são os mesmos de qualquer atividade física. Consulte um médico para obter a liberação para a prática do crossfit antes de ingressar nas aulas. Além disso, procure se informar sobre as qualificações dos profissionais de educação física que ministram as aulas na academia selecionada e avalie as condições de infraestrutura do local e dos aparelhos antes de realizar sua matrícula. Não confie em academias que oferecem preços muito abaixo do mercado local e peça sempre orientações aos professores sobre postura e carga dos exercícios e comunique qualquer incômodo ou lesão sofrida dentro e fora da academia.

Foto: © Roman Iegoshyn - 123RF.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Benefícios e cuidados do crossfit', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade