Degeneração corticobasal - Definição


Definição de degeneração corticobasal

A degeneração corticobasal é uma doença neurodegenerativa que causa a deterioração das funções cerebrais. Ela afeta em particular o córtex cerebral e núcleos da base localizados no cérebro. Estas áreas vão deteriorar-se gradualmente, eles não desaparecem, mas se tornam totalmente inútil. A degeneração corticobasal faz parte das síndromes parkisonianas; os principais sintomas são lentidão dos movimentos, problemas motores e de tônus nos membros superiores, afetando geralmente um lado do corpo. A pessoa afetada perde pouco a pouco suas capacidades de praxia (efetuar gestos, reconhecer objetos) e evolui para a demência. Atualmente, não há tratamento conhecido.
Artigo original publicado por Jeff. Tradução feita por asevere. Última modificação: 20 de fevereiro de 2018 às 15:32 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Degeneração corticobasal - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Degeneração - Definição
Degeneração do cérebro - Definição