Hérnia hiatal

Novembro 2017


Definição

uma hérnia hiatal é composta pela passagem de uma parte do estômago para o tórax através de um orifício no diafragma anormalmente grande. Ela é similar a outro tipo de hérnia, a hérnia de Bochdalek, mas neste caso o estômago sai através de um orifício anormalmente presente. Esse deslocamento do estômago é causado pelo surgimento de um aumento da pressão no abdômen, de um problema no esôfago, de um traumatismo ou de obesidade.

Manifestações

uma hérnia hiatal é em alguns casos responsável por nenhum sintoma e descoberta por acaso. Os sintomas que geram suspeita são geralmente associados à presença de um refluxo gastro-esofágico:
  • O líquido gástrico sobre para o esôfago. Esse refluxo causa a aparição de queimações esofágicas de trajeto ascendente, sensações de refluxo, chamadas de pirose;
  • Dores na parte alta do abdômen;
  • Regurgitações alimentares, às vezes ácidas, sobretudo após as refeições;
  • Arrotos, náuseas;
  • Tosse, sobretudo à noite;
  • Dificuldade de engolir (disfagia);

Diagnóstico

o diagnóstico da hérnia hiatal é feito após uma fibroscopia (permite visualizar o esôfago e a parede do estômago), uma radio pulmonar (permite situar a localização da porção do estômago que migrou para o tórax). Um exame do trânsito no nível do esôfago (TOGD) é às vezes também efetuado.

Tratamento

o tratamento vai ser sintomático. Ele consiste em diminuir o refluxo gastro-esofágico (tratamento específico). Algumas medidas de higiene dietética serão tomadas:
  • Fracionar as refeições (até 6 por dia) em pequenas quantidades;
  • Adotar uma alimentação equilibrada;
  • Evitar pratos ácidos, temperos, álcool.

Medicamentos lutando contra a acidez como antiácidos ou alginatas são comumente prescritos para serem tomados depois das refeições. Outros medicamentos chamados de antissecretórios permitem igualmente diminuir a acidez gástrica e reduzir os sintomas. Em alguns casos de hérnia, ou quando o refluxo é muito grande, procedemos a uma intervenção cirúrgica que permitirá recolocar a parte do estômago intrusa em posição abdominal.

Veja também

Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:48 por asevere.
Este documento, intitulado 'Hérnia hiatal', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.