Hérnia de disco: sintomas e tratamento

A hérnia de disco é uma lesão da espinha dorsal caracterizada pelo deslocamento de uma parte de um disco vertebral. Ela pode ser causada pela compressão de um nervo e gera dores em toda a zona atingida. Em geral, a patologia surge em pessoas com idades entre 30 e 50 anos.

Definição de hérnia de disco

A hérnia de disco é uma infecção que atinge o disco situado entre as vértebras. Esses discos têm a função de amortizarem impactos entre os ossos, minimizando choques e facilitando a mobilidade da coluna vertebral. Eles têm um papel importante no alinhamento das vértebras e, quando a hérnia surge, falamos de uma condição anormal de um disco vertebral.

Sintomas da hérnia de disco

A hérnia de disco se manifesta por dor intensa na zona atingida, que pode se estender para um membro irrigado pelo mesmo nervo. Em alguns casos, a hérnia é assintomática, mas, em geral, a dor se localiza no nível vertebral mais baixo, principalmente entre as vértebras L4 e L5, conhecidas como vértebras lombares, além de uma protusão discal L5 S1.

A hérnia cervical pode gerar sensação de formigamento que começa na nuca e pode se estender pelo braço. Casos de hérnia que atinjam as últimas vértebras lombares geram dores na região e podem se prolongar das coxas até os dedos dos pés, englobando todo o trajeto do nervo atingido.

Diagnóstico da hérnia de disco

O diagnóstico é feito a partir dos sintomas que o paciente descreve, nas dores e na localização do problema. Alguns exames complementares podem ser indicados, tais como radiografia da coluna na região dolorosa, tomografia ou ressonância magnética para confirmar o quadro.

Tratamento da hérnia de disco

O tratamento para hérnia de disco se baseia, primeiramente, em repouso total e administração de analgésicos e anti-inflamatórios, bem como infiltrações. O tratamento é, geralmente, associado a fisioterapia ou intervenções cirúrgicas para casos mais graves.

Cirurgia de hérnia de disco

Na ausência de melhoras, o médico pode operar o paciente afetado pela hérnia de disco. O procedimento retira parte do osso vertebral, denominado lâmina vertebral, liberando o nervo da compressão da hérnia. Outras técnicas de microcirurgia também podem reduzir as dores e são menos invasivas. Entretanto, mesmo com a cirurgia, há casos em que os sintomas podem persistir.

Como prevenir a hérnia de disco

Ações preventivas evitam o surgimento da hérnia de disco. Não sobrecarregar as costas, praticar esportes como natação ou ciclismo e fortalecer a região são algumas das medidas.

Foto: © Production Perig - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Hérnia de disco: sintomas e tratamento', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade