Hipertrofia da próstata

Novembro 2017


Definição

a hipertrofia da próstata, também chamada de hiperplasia benigna da próstata ou HBP corresponde a um aumento do volume dessa glândula exclusivamente masculina. Ela afeta os homens em geral a partir dos 50 anos. A próstata é uma glândula situada sob a bexiga e cuja função principal é de secretar um líquido participando da fluidez do esperma. A hipertrofia da próstata não deve ser confundida com o câncer de próstata: essas são duas patologias totalmente diferentes, e a HBP não é um estado pré-cancerígeno. Ela é enquanto isso responsável por um problema físico. Essa hipertrofia não deve ser confundida com uma prostatite, inflamação da próstata de origem infecciosa.

Manifestações

os sintomas de hipertrofia da próstata variam de uma pessoa para outra:
  • Vontades frequentes de urinar;
  • Vontades urgentes às vezes com escapes;
  • Um retardo inicial da micção, a necessidade de fazer força para começar;
  • Um jato urinário fraco e intermitente;
  • Uma micção mais longa;
  • Uma baixa da força de ejaculação.

Diagnóstico

a hipertrofia da próstata é suspeitada diante dos sinais e um toque retal pode confirmar o diagnóstico. Exames complementares podem ser adicionados, um exame citobacteriológico urinário, um exame de sangue com dosagem do antígeno específico da próstata ou PSA. Um ultrassom das vias urinárias pode ser feito também para avaliar mais precisamente o volume da próstata. A anulação urofluxometria é um exame permitindo avaliar as dificuldades durante a micção.

Tratamento

não existe tratamento que permita curar a doença. Um tratamento medicamentoso à base de alfa bloqueadores reduz as dificuldades urinárias. Outros medicamentos, inibidores da 5-alfa-reductase tem como efeito diminuir o volume da próstata e portanto os sintomas em relação à compressão que a próstata exerce. Em caso de retenção sobre a qualidade de vida apesar desses tratamentos, uma intervenção cirúrgica pode ser decidida. A mais comum é a ressecção transuretral da próstata ou trata-se de curetar uma parte da próstata. Uma outra técnica visa retirar a parte hipertrofiada por retirada cirúrgica.

Prevenção

se é impossível evitar a hipertrofia da próstata, existem no entanto meios para prevenir a gravidade e os problemas. Esses são gestos simples, a serem realizados no cotidiano, como reduzir o consumo de bebidas à noite e praticar uma atividade física regular.
Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:48 por asevere.
Este documento, intitulado 'Hipertrofia da próstata', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.