Como diminuir a poluição dentro de casa

Quando o dia termina e chegamos em casa, é possível que muita gente se sinta aliviada por não precisar enfrentar a poluição da rua, onde o ar é contaminado pelos carros, ônibus e motos. Porém, estudo realizado na França revelou que o ar das casas contém até 30 tipos diferentes de poluentes químicos. Veja como fazer para melhorar o ar que você respira dentro de casa.

Mais de 30 poluentes na casa

O estudo do Observatório da Qualidade do Ar Interior (OQAI) analisou o ar de 400 casas durante dois anos. Os pesquisadores avaliaram, principalmente, o conteúdo dos filtros de ar condicionado e os sacos de aspiradores de pó para concluir que existem mais de 30 tipos de poluentes químicos presente em nossas casas. Segundo o trabalho, 95% das habitações contêm ao menos uma forma de poluente.

De onde vêm os poluentes da casa

Em ambientes internos, os poluentes químicos são emitidos por materiais plásticos, computadores, detergentes ou inseticidas utilizados ao longo do dia. Eles também podem vir de uma série de outros produtos e aparelhos, tais como desinfetantes, perfumadores, cosméticos e até mesmo fogões, panelas e frigideiras.

Risco dos poluentes para crianças

Essas substâncias, chamadas de compostos orgânicos semivoláteis, podem alterar o funcionamento de nossos sistemas hormonal e nervoso, provocando perturbações endócrinas. Eles também podem causar malformações em bebês no caso de exposição de gestantes e problemas de esterilidade e certos tipos de câncer. Crianças pequenas, que colocam as mãos na boca frequentemente, correm os maiores riscos, pois ingerem certa quantidade dessas substâncias. A contaminação também ocorre por inalação e contato na pele.

Como reduzir a poluição em casa

Ações bastante simples permitem a redução da poluição de nossas casas. Em primeiro lugar, tente renovar regularmente o ar da casa, abrindo janelas e portas. Faça isso de manhã cedo e à noite, quando o ar exterior é menos poluído. Combata a umidade nos cômodos instalando um sistema de ventilação eficaz por toda a casa e ventilando a área e os banheiros logo depois de secar a roupa e utilizar o vaso sanitário, respectivamente.

Na hora de fazer a faxina, limite o número de produtos utilizados e os desinfetantes muito fortes. Prefira o uso de um pano úmido às vassouras já que elas levantam a poeira do chão, provocando inalações. Também evite o uso de inseticidas, perfumadores e ceras para o chão. Por fim, evite fumar dentro de casa.

Foto: © Edhar Yuralaits - 123RF.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Como diminuir a poluição dentro de casa', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade