Crescimento e desenvolvimento do bebê de dois meses

Muitos pais sentem-se inseguros e ansiosos com relação ao desenvolvimento de seu bebê. É importante ter em mente que cada criança tem o seu próprio ritmo. Existem, entretanto, algumas referências que são aplicadas a uma grande maioria de bebês que tenham nascido a termo - de 38 a 42 semanas. Aqueles que nasceram prematuros podem precisar de um pouco mais de tempo para desenvolverem essas funções.

Posições de um bebê de dois meses

Um bebê de dois meses é capaz de tomar algumas posições, por exemplo, manter a cabeça reta por alguns segundos, abrir e fechar lentamente os punhos ou reclinar a cabeça para o abdome para levantar a cabeça e os ombros. No entanto, seus movimentos exigem um grande esforço.

Novos gestos de um bebê de dois meses

Os gestos do bebê são mais variados. Ele leva os dedos à boca, pega objetos e não solta (reflexo de agarrar), sorri com facilidade e sua visão começa a melhorar.

Um bebê de dois meses reconhece seus pais

O bebê de dois meses é capaz de reconhecer seus pais, identifica a voz de sua mãe, assim como seu rosto e pode segui-la com o olhar.

Reconhecimento de cores

Nesta fase, o bebê começa a preferir objetos coloridos, com padrões e formas mais complexas, em vez de bicolor, como era anteriormente.

Sono

Durante esta fase, o bebê ainda acorda durante a noite, em geral para uma ou duas mamadas por noite. Muitos bebês dormem em ciclos, que podem variar de duas a quatro horas, e permanecem acordadas por cerca de até 10 horas.

Foto: © Ilya Andriyanov - 123RF.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Crescimento e desenvolvimento do bebê de dois meses', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade