Úlcera gástrica

Novembro 2017


Definição

a úlcera é uma degradação da parede interna dos órgãos digestivos, que ultrapassa a mucosa e afeta a camada subjacente chamada musculosa. Ela afeta principalmente dois órgãos sobre o trajeto da digestão, o estômago e a parte inicial do intestino delgado chamado de duodeno. Os principais mecanismos de agressão dessa mucosa são o aumento da acidez gástrica, a utilização crônica de alguns medicamentos como os anti-inflamatórios não esteroides (AINS), e uma bactéria podendo colonizar o estômago chamado de Helicobacter pylori. Outros fatores como o café, bebidas álcoolicas fortes, a nicotina, o estresse, alguns medicamentos e a existência de outras patologias podem igualmente favorecer essa agressão. Se ela não for controlada a tempo, a camada muscular é afetada e a úlcera gastroduodenal aparece.

Manifestações

os sintomas da úlcera digestiva são os seguintes:
o Uma dor aguda na parte alta do abdômen, chamada de epigastro;
o Ela se manifesta como câimbras abdominais;
o Esta dor é contínua;
o Geralmente, a descrevemos como tendo o ritmo ditado pela alimentação, aparecendo algumas horas após a alimentação;
o O fato de comer ameniza a dor;
o Medicamentos como a acidez digestiva a diminuem igualmente;
o As dores são cotidianas durante diversas semanas.

Diagnóstico

o diagnóstico da úlcera gastroduodenal é suspeitado diante da descrição dos sintomas típicos, e a confirmação se faz pelo exame endoscópico. Uma fibroscopia eso-gastro-duodenal é realizada durante a qual as lesões características são observadas com a ajuda de uma min-câmera passada no tubo digestivo pela boca e amostras são retiradas para serem analisadas. Essa biopsia permite descartar a tese de um câncer de estômago, mas também procurar por diferentes testes a presença da bactéria Helicobacter pylori. Um exame de sangue é geralmente feito e pode igualmente procurar anticorpos específicos deste germe.

Tratamento

O tabaco deve ser interrompido pois ele favorece a acidez gástrica. Em caso de ausência da bactéria Helicobacter pylori, o tratamento se faz com a utilização de antiácidos para neutralizar o excesso de ácido existente no estômago durando algumas semanas. Se a bactéria for identificada, o tratamento associa o consumo de antibióticos. A intervenção cirúrgica não é considerada a não ser que o caso seja muito grave, quando a úlcera já tenha perfurado a parede digestiva ou que o tratamento médico não seja eficaz. Em seguida, medicamentos antiácidos podem igualmente ser dados e consumidos após as refeições.

Prevenção

existem algumas medidas para permitir prevenir uma úlcera do estômago como a limitação do consumo de bebidas álcoolicas e cafés. O tabagismo deve ser evitado além do consumo regular de analgésicos e estresse. Os alimentos não devem ser muito gordurosos, muito temperados e ingeridos rapidamente.
Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:49 por asevere.
Este documento, intitulado 'Úlcera gástrica', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.