Riscos do ibuprofeno na gravidez

Dezembro 2016

O ibuprofeno é um medicamento da classe dos anti-inflamatórios não esteroides que apresenta ação antitérmica e analgésica. O ibuprofeno é um dos remédios mais utilizados para controle da febre e das dores em todo o mundo. No entanto, seu uso é contraindicado em caso de gravidez. Entenda o porquê.


Contraindicações do ibuprofeno na gravidez

É melhor não tomar ibuprofeno durante a gravidez. Ainda que uma dose apenas de ibuprofeno em qualquer etapa da gravidez possa não apresentar nenhum perigo ao bebê, especialistas não recomendam seu uso por gestantes. O remédio mais seguro para alívio das dores durante a gestação é o paracetamol. Se, por acaso, o paracetamol não produzir o efeito desejado, não recorra ao ibuprofeno e, antes de qualquer outra medida, procure um médico.

Perigo do ibuprofeno na gravidez

O uso de ibuprofeno na gravidez pode causar danos ao bebê. No primeiro trimestre de gravidez, ele pode aumentar a possibilidade de um aborto espontâneo. Malformações cardíacas ou outras anomalias congênitas, como falhas na parede abdominal, também estão associadas ao uso de ibuprofeno pela gestante. No segundo trimestre de gravidez, o uso de ibuprofeno segue desaconselhado apesar de não haver certeza sobre os efeitos da droga à saúde do bebê.

O uso do ibuprofeno no terceiro trimestre (a partir da 28ª semana de gestação) pode provocar diminuição da quantidade de líquido amniótico e, por consequência, afetar severamente o desenvolvimento dos pulmões do bebê. Também pode afetar o desenvolvimento do coração do bebê e retardar o parto. Por conta disso, o ibuprofeno neste período da gravidez é totalmente contraindicado. Por fim, tomar ibuprofeno em qualquer trimestre da gravidez aumenta os riscos de sofrer um aborto natural.

Ibuprofeno e dificuldade para engravidar

Mulheres em idade fértil e que estão tentando engravidar devem saber que o uso de ibuprofeno reduz a produção de prostaglandinas, hormônio necessário para a ocorrência da ovulação e para que o embrião consiga aderir à parede do útero. Desta forma, este medicamento desacelera a capacidade da mulher para conceber e por isso não é recomendado também para as mulheres que querem ficar grávidas.

Foto: © Yeko Photo Studio - Shutterstock.com

Veja também

Artigo original publicado por . Tradução feita por Pedro.Saude. Última modificação: 30 de novembro de 2016 às 08:23 por Pedro.Saude.
Este documento, intitulado 'Riscos do ibuprofeno na gravidez', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.