Secreção no pênis: o que pode ser

A uretra é um canal pequeno no pênis que leva a urina e o sêmen para o exterior. Porém, outras secreções podem passar pela uretra e estar relacionadas a vários tipos de doenças. Além disso, o pênis pode secretar uma substância transparente após muito tempo sem ejaculação. Ela é indolor e não é preocupante.

Pus ou outra secreção anormal no pênis

Se pus ou outra secreção anormal forem expelidos pelo pênis é possível que o homem esteja com alguma infecção. Esta infecção deve ser investigada para se determinar sua localização. Pode-se tratar de infecção na uretra, próstata, no trato urinário ou na cabeça do pênis. Também há risco de uma doença sexualmente transmissível, como gonorreia, clamídia ou tricomona.

Secreção com sangue no pênis

Se a secreção contiver sangue ou se o sêmen estiver misturado ao sangue, o médico pode suspeitar de condições graves como câncer de próstata ou nos testículos. Em outras ocasiões, a causa é o rompimento de um vaso sanguíneo nas vesículas seminais, onde o sêmen é produzido.

Sintomas que acompanham a secreção no pênis

Além da secreção em si, podem haver sintomas acompanhando o problema tais como dores, sensação de ardência dentro do pênis e necessidade frequente de urinar.

Quando consultar um médico

Ao perceber a ocorrência de uma secreção anormal no pênis - com ou sem sangue -, é altamente recomendado buscar um médico urologista para definição do diagnóstico e tratamento mais adequado. Em geral, as infecções são tratadas de maneira simples.

Foto: © sharptoyou - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Secreção no pênis: o que pode ser', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade