Alimentos que causam enxaqueca

A enxaqueca é uma condição que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Em geral, crises de enxaqueca estão associadas a situações de estresse, crises de ansiedade, acúmulo de trabalho e dificuldades para dormir. Além disso, a alimentação tem papel importante no surgimento da enxaqueca. Alguns alimentos causam o problema assim como, por outro lado, outros atuam na prevenção das dores de cabeça.

Alimentos que provocam a enxaqueca

A cafeína é visto como o vilão número 1 da enxaqueca. Por conta disso, evite exagerar no consumo de café, chá preto e refrigerantes. Além disso, produtos embutidos, condimentos muito intensos e alimentos dietéticos feitos à base de aspartame também não devem ser consumidos. Por fim, produtos industrializados de maneira geral - por conterem uma série de conservantes - são outra classe de alimentos a serem evitados.

Chocolate causa enxaqueca

O chocolate é considerado por médicos especialistas como um alimento desencadeante de crises de enxaqueca já que possui cafeína e gorduras. No entanto, a fase anterior a uma crise provoca, em muitos pacientes, vontade intensa de comer doces. O chocolate neste momento não tem ligação direta com a enxaqueca, mas apenas a uma fase prévia a ela, que já está instalada.

Leite e enxaqueca

O leite pasteurizado (industrializado) é normalmente um alimento que desencadeia a enxaqueca. Por isso, muitos especialistas recomendam que seus pacientes troquem o leite pelo iogurte integral de sabor tradicional, sem adição de conservantes e corantes.

Alimentos que previnem a enxaqueca

Por outro lado, alguns alimentos são capazes de prevenir a enxaqueca. Entre eles, destacam-se as leguminosas (feijão, lentilha, ervilha), oleaginosas (castanhas, amêndoas), cereais integrais, frutas e carnes magras.

Cardápio para quem tem enxaqueca

Mais do que seguir as recomendações desta dica, o mais importante é cada paciente com enxaqueca adaptar a alimentação de acordo com seu perfil. A cafeína, por exemplo, provoca crises na maioria dos pacientes, mas para alguns pode servir como fator de prevenção. Logo, o mais importante é que cada um saiba quais alimentos são piores para suas crises e evitar consumi-los em excesso.

Foto: © Ion Chiosea - 123RF.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Alimentos que causam enxaqueca', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade