Acne rosácea


Definição

Problema da pele do rosto onde não conseguimos explicar os fatores causadores, a acne rosácea é mais comumente chamada de rosácea. Ela afeta principalmente as pessoas com pele clara, olhos azuis e cabelos claros, sobretudo mulheres entre 40 e 50 anos, mas as formas mais agudas são identificadas nos homens. As suas repercussões psicológicas não devem ser ignoradas, pois ela está geralmente associada a um consumo excessivo de álcool, mas que não é sempre o caso. Um tratamento evita a evolução da doença, uma vez que a sua aparição é imprevisível. As formas de acne rosácea são:
  • Fenômenos vasculares iniciais em forma de aparecimentos brutais de vermelhidões no rosto;
  • Fase papulo-pustulosa parecida com a acne;
  • Fase de rinofima, com o nariz inchado, vermelho.

Manifestações

As primeiras manifestações da acne rosácea são aparições de vermelhidões acompanhadas de um aquecimento com sensação de queimação, que afeta o rosto e desaparece em alguns minutos. Em sua forma permanente, pústulas aparecem sobre um fundo de pele vermelha. Em raros casos de rinofima afetando principalmente os homens com mais de 50 anos, constata-se uma deformação dos tecidos, principalmente do nariz cujo volume pode aumentar consideravelmente.

Diagnóstico

O diagnostico da acne rosácea é delicado, uma vez que a doença pode ser confundida de acordo com a sua forma, com outras doenças como a acne ou dermatite seborreica. Além disso, os sintomas sentidos divergem de acordo com os pacientes, o que faz com que o diagnóstico seja ainda mais complicado. Se o diagnóstico for mal feito, existe o risco do tratamento ser mal adaptado. Por via de consequência, a acne rosácea não melhora, apenas aumenta.

Tratamento

De acordo com a forma da acne rosácea, o tratamento é feito á base de:
  • Anti-inflamatórios;
  • antibióticos;
  • Cremes emolientes.

A acne rosácea requer um tratamento adaptado a cada uma das suas formas (tetraciclinas, metronidazol, a isotretinoína, ácido azeláico), além do respeito às regras de higiene e dietéticas. Laser e eletrocoagulação permitem obter bons resultados sobre a forma visível da rosácea reduzindo as reincidências.

Prevenção

A exposição ao sol deve ser evitada nas horas mais quentes, das 11h às 16h, e toda exposição deve ser protegida com protetor solar de índice elevado. É recomendado evitar:
  • Comidas apimentadas;
  • Bebidas alcoólicas;
  • Café e outras bebidas quentes;
  • Banhos quentes e sauna;
  • Produtos cosméticos à base de álcool.
Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:47 por asevere.
Este documento, intitulado 'Acne rosácea', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Tipos, sintomas e tratamentos da acne
Zumbidos