Neurose - Definição


Definição de neurose

A neurose é um termo genérico utilizado na psiquiatria para descrever doenças caracterizadas por transtorno no funcionamento do sistema nervoso sem que uma causa anatômica possa ser identificada. Esse termo foi depois substituído por transtorno de adaptação.

Neste caso, o paciente é totalmente consciente quanto à sua condição. O quadro, portanto, é oposto ao da psicose, quando a pessoa não detém consciência sobre o transtorno e por isso apresenta alterações de comportamento mais importantes. O paciente portador de neurose tem muita dificuldade de controlar seus anseios e sensações.

Entre as diferentes formas de neurose distinguimos a neurose fóbica, que se caracteriza por medo incontrolável do paciente de algo real (animais, insetos, altura, grandes multidões, espaços fechados), neurose de ansiedade, que se caracteriza por crises de ansiedade, e neurose obsessiva, conhecida normalmente como transtorno obsessivo compulsivo (TOC). O tratamento das neuroses é feito a base de técnicas cognitivas.
Artigo original publicado por DRA. MARNET. Tradução feita por asevere. Última modificação: 17 de fevereiro de 2018 às 13:02 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Neurose - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Nevralgias dentárias - Definição
Nódulo do fígado - Definição