Baço

Definição de baço

O baço é um órgão abdominal situado abaixo do diafragma e à esquerda do estômago. Pesa, em média, 200 gramas e, em caso de alguma doença, pode aumentar de tamanho. Nesses casos, falamos de esplenomegalia, que atinge o quadrante superior esquerdo do abdômen.

Para que serve o baço

Entre as funções principais do baço estão o controle de sistema imunológico, já que ele é responsável por secretar algumas células de defesa do organismo. Alguns casos de aumento do baço podem ser decorrentes de infecções ou doenças relacionadas aos glóbulos brancos em excesso.

O baço tem ainda a tarefa de purificar o sangue, eliminando glóbulos vermelhos deficientes, preservando as plaquetas e sintetizando glóbulos do sangue. O baço é analisado por meio de uma ultrassonografia ou, eventualmente, tomografia ou ressonância magnética.

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Baço ', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade