Espasmo do esôfago - Definição

Faça uma pergunta

Definição de espasmo do esôfago

O espasmo do esôfago é uma contração involuntária dos músculos situados em torno do esôfago e, principalmente, o esfíncter inferior do esôfago. Existem dois esfíncteres do esôfago que possuem formato de anel e têm como papel principal impedir o refluxo dos alimentos. É a mesma função de outros músculos que garante o peristaltismo, que é a progressão do conteúdo do esôfago.


Falamos de acalasia ou mega-esôfago idiopática quando o peritaltismo do esôfago é insuficiente ou ausente. Em paralelo, o esfíncter inferior continua contraído ao invés de se relaxar na passagem do bolo alimentar. Isso causa dificuldades para comer e dores, que podem ser graves tanto para líquidos quanto sólidos. Vômitos pouco tempo após as refeições ou dores torácicas podem estar presentes. O diagnóstico é realizado após uma endoscopia, que estuda as pressões no nível desse órgão.
Dra. Marta Marnet

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde e redatores supervisionados pela Dra. Marta Marnet (número de registro 19741 no Colégio de Médicos de Barcelona, Espanha).

Mais informações sobre a equipe do CCM Saúde

Veja também