Úlcera - Definição


Definição de úlcera

A úlcera é definida como a perda de uma parte superficial de um tecido, geralmente das mucosas que revestem a parede interna de alguns órgãos, principalmente digestivos ou a pele, formando assim uma lesão. Na pele, ela é visível na forma de uma perda de substância geralmente vermelha, formando uma cavidade. Afetando as mucosas, ela pode se ver quando tocamos as mucosas exteriores, como na cavidade bucal ou por um exame endoscópico. Nesse caso, uma erosão aparece inicialmente e afeta apenas a mucosa. Essas lesões, após sua instalação, são geralmente associadas a patologias subjacentes. A úlcera em si não é uma doença, mas se constitui em sintoma de uma condição primária.
Artigo original publicado por Jeff. Tradução feita por asevere. Última modificação: 26 de dezembro de 2017 às 17:08 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Úlcera - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Tumor filoide - Definição
Ultrassom - Definição