Um cisto é uma massa que cresce no centro do tecido de um órgão. No nível da vagina, existem duas glândulas chamadas de glândulas de Bartholin, e situadas de um lado e do outro da entrada, ou vestíbulo, da vagina. Essas glândulas possuem principalmente um papel de lubrificação vaginal. Um cisto da vagina aparece geralmente após uma obstrução de uma das duas glândulas de Bartholin, o que causa um aumento de volume no seu nível. A principal complicação é uma inflamação de um das duas glândulas de Bartholin secundária a uma infecção, chamada de bartholinite.
a aparição de um cisto da vagina pode não causar nenhum sintoma. A mulher não percebe nenhuma dor nem incômodo. O cisto será portanto descoberto de maneira aleatória pelo paciente, ou durante um exame ginecológico.
Em outros casos, ela pode sentir:
Em caso de infecção do cisto, os sintomas da bartholinite são os mais incômodos:
o diagnóstico do cisto da glândula de Bartholin se faz durante o exame e se baseia em uma massa na parede vaginal. Em função do aspecto observado e da intensidade dos sintomas, uma suspeita de bartholonite pode ser considerada.
o cisto vaginal não causa geralmente complicações. Quando ele não causa incômodo, um simples acompanhamento será realizado. Se o tamanho do mesmo se tornar muito importante e que o incômodo ocasional seja frequente, procederemos às vezes para a retirada do cisto por via cirúrgica. Essa intervenção é benigna.
Em caso de bartholonite, um tratamento antibiótico será colocado em prática. Em caso de falha ou de sintomas muito graves, a cirurgia pode portanto ser realizada.