Cisto pilonidal


Definição

Um cisto é o nome que recebe uma massa isolada que se desenvolve no centro de um tecido com o qual não se comunica. O cisto pilonidal é uma pequena massa situada sob a pele e localizada principalmente na dobra das nádegas, ao longo do cóccix. Falamos igualmente de sinus pilonidal. Ele afeta principalmente os jovens adultos, de maneira mais frequente os homens. Ele contêm essencialmente pelos e pele, e a tendência a se infectar de maneira reincidente. O cisto pilonidal é benigno mas, em período inflamatório, pode causar dores intensas ao paciente. Ele pode igualmente às vezes se fistular, ou seja, romper e despejar seu conteúdo infectado no interior do corpo.

Manifestações

o cisto pode facilmente passar despercebido quando ele aparece sem provocar sintomas. Alguns sinais são enquanto isso reveladores:
Aparição de uma massa palpável no nível da fissura;
Dores mais ou menos fortes em função da intensidade da inflamação;
Reação inflamatória em caso de infecção: vermelhidão, calor, presença de pus. A infecção pode causar complicações: aparição de um abcesso, fístulas, que vão complicar o tratamento.

Diagnóstico

o diagnostico é clínico. Ele é realizado por um médico após um exame da zona (palpação do cisto). Os sinais de inflamação (especificado acima) são igualmente observáveis. Em caso de infecção, uma amostra pode ser realizada para determinar o germe em causa.

Tratamento

o tratamento é principalmente cirúrgico. A retirada do cisto pilonidal é efetuada em operações sob anestesia geral. Em caso de abcesso causado por uma infecção, o cirurgião colocará um dreno para eliminar o pus, e um pavio para auxiliar na cicatrização. Uma antibioterapia será administrada em paralelo.

Veja também

Publicado por asevere. Última modificação: 23 de novembro de 2016 às 13:41 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Cisto pilonidal', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Cistos ovarianos
Laringite crônica