Cisto é uma massa que surge no centro de um tecido. Entre os tecidos cutâneos, existe o cisto sebáceo que se desenvolve na epiderme, camada superficial da pele, a partir de uma glândula sebácea. A glândula sebácea tem a função de secretar sebo a partir da pele: é uma espécie de material gorduroso. Os cistos sebáceos se veem particularmente em caso de obliteração das vias normais de espécie de sebo, o que provoca seu acúmulo sob a pele. Na sua forma normal, um cisto sebáceo é totalmente benigno, mas ele pode às vezes se infectar se germes principalmente bacterianos vierem a se colonizar.
os sintomas principais de um cisto sebáceo são os seguintes:
o Uma reação inflamatória com vermelhidão, aumento do calor no seu nível, dor espontânea e aumentada à palpação do cisto;
o Ás vezes, a presença de pus, que pode sair por pressão.
o diagnostico do cisto sebáceo é geralmente simples e encontrado desde a visualização de formação arredondada. Sua localização é geralmente evocadora: costas e pescoço são os comumente afetados. Quando o cisto sebáceo é infectado, suas características clínicas são igualmente evidentes e devem conduzir à colocação em prática de um tratamento.
os cistos sebáceos não infectados não requerem nenhum cuidado: um simples acompanhamento é suficiente. Eles podem enquanto isso serem retirados por motivos estéticos. No caso de um cisto sebáceo infectado, o tratamento é geralmente microcirúrgico por retirada do cisto, às vezes associado a uma antibioterapia.