Laringite - Sintomas e tratamento

A laringite designa o conjunto de doenças caracterizados por uma inflamação da laringe, órgão que faz a junção entre a faringe e a traqueia.


Definição de laringite

A laringe abriga duas cordas vocais, músculos e cartilagens, conjunto agindo na composição de sons. A laringite pode ser uma doença aguda, pontual, ou se instalar durante o tempo e ser crônica. A laringite aguda é de origem infecciosa, principalmente causada por um vírus. Ela afeta geralmente as crianças, e afeta mais comumente os homens nos adultos. A laringite crônica corresponde a uma inflamação crônica da mucosa da laringe, parece interna da laringe. Ela pode ser favorecida por outras infecções, o tabaco e o refluxo gastro-esofágico que é um refluxo do conteúdo esofágico pelas vias aerodigestivas superiores.

Manifestações da laringite

Os sintomas diferem geralmente se a laringite é aguda ou crônica. Na laringite aguda encontramos essencialmente, após uma infecção rinofaríngica, modificações da via com dificuldades de falar, de aparição rápida, uma voz rouca, tosse seca e dores na laringe. A laringite crônica se manifesta com tosse e voz enrouquecida.

Diagnóstico de laringite

O diagnostico é feito após exame clínico do médico. Ele observa a laringe durante uma laringoscopia indireta, que utiliza um espelho e uma luz para permitir a visualização da laringe e suas estruturas. Isso requer um aparelho específico chamado laringoscópio. Nos casos de laringite crônica com um aspecto de lesão esbranquiçada e aumentada em volume, uma biopsia é necessária para analisar e pesquisar um possível tumor cancerígeno.

Tratamento da laringite

O tratamento vai variar em função do tipo de laringite encontrada. Em caso de laringite aguda, a voz deve ser colocada em repouso, o tabaco deve ser interrompido e anti-inflamatórios serão prescritos para diminuir a inflamação responsável pelas dores. Em caso de laringite crônica, fatores agravantes são igualmente interrompidos ou tratados (refluxo gastro-esofágico) e uma operação cirúrgica pode ser necessária para retirar a lesão. Uma reeducação por ortofonia é, às vezes, prescrita.

Foto: © Sebastian Kaulitzki - Shuttertock.com
Artigo original publicado por Jeff. Tradução feita por asevere. Última modificação: 25 de janeiro de 2017 às 10:15 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Laringite - Sintomas e tratamento', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Cisto sebáceo
Cisto epifisário