Dentes sensíveis: causas e tratamento

A hipersensibilidade dentária, comumente chamada de dentes sensíveis, é uma condição recorrente e, na maior parte das vezes, sem gravidade. Ela resulta do desgaste da dentina, um dos tecidos do dente.

Causas da sensibilidade nos dentes

A hipersensibilidade dentária se manifesta por dores breves porém fortes que são provocadas pelo contato do dente com líquidos e alimentos quentes, frios, açucarados ou ácidos. Também é possível perceber o aumento da sensibilidade dos dentes durante e após a escovação.

Origem da sensibilidade

A dentina é um dos quatro tecidos que formam o dente, ao lado do cemento, da polpa dental e do esmalte. Em dentes saudáveis, a dentina é protegida pelas gengivas e pelo esmalte dos dentes. No entanto, certas patologias (ou alguns tipos de traumas), provocam a formação de furos microscópicos, chamados de canalículos. Esses furos podem atingir o nervo do dente, causando dor após o contato com certos líquidos e alimentos.

Diferentes causas dos dentes sensíveis

A formação desses furos pode ser causada por diferentes fatores. O principal deles é a gengivite. Durante essa infecção, a gengiva acaba deixando a descoberto uma parte da raiz do dente, aumentando a sensibilidade. Outra causa comum é a escovação incorreta, gerada pela técnica errada, uso de creme dental muito abrasivo ou de uma escova muito rígida. Dentes fraturados, desgastados por atos como serrar os dentes e o bruxismo também podem influenciar na sensibilidade dentária.

Tratamento para dentes sensíveis

Há três formas principais de combater a hipersensibilidade dos dentes: utilização de uma escova especial ou elétrica, uso de um creme dental contra a sensibilidade e tratamento com flúor. Dependendo do diagnóstico, o dentista poderá definir qual a combinação de tratamentos mais indicada para o seu problema específico.

Quando se consultar

A aparição de uma sensibilidade dentária, mesmo quando vai e volta, é um motivo para se agendar uma consulta ao dentista. Dores mais fortes e contínuas podem ser um problema mais grave e devem ser comunicadas ao odontologista imediatamente.

Foto: © 9nong - 123RF.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Dentes sensíveis: causas e tratamento', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade