Caxumba


Definição

A caxumba é uma doença essencialmente infantil muito contagiosa, geralmente afetando as crianças entre 5 e 12 anos. É infecciosa, causada pelo vírus da caxumba. As epidemias de caxumba podem ser evitadas através de campanhas de vacinação. Uma vez vacinada, a pessoa se beneficia de uma imunidade prolongada. A doença é contraída principalmente no inverno e primavera e se transmite pelas gotas de saliva. O vírus se fixa principalmente sobre as glândulas do organismo tais como as glândulas salivares, as parótidas, o pâncreas, os testículos dos meninos, mas pode também afetar os nervos.

Manifestações

A doença pode passar desapercebido: falamos de forma assintomática. No entanto, os sintomas da caxumba são:
  • Inicialmente, uma fase com dor de cabeça, febre, dor de ouvido, na mandíbula depois das refeições;
  • um nódulo localizado atrás da mandíbula e doloroso à palpação , devido à inflamação das glândulas parótidas de ambos os lados : a parotidite caxumba ;
  • Às vezes, dores na parte superior do abdomen (pancreatite), vômitos;
  • Depois, os testículos podem aparecer quentes, vermelhos, aumentados em volume e dolorosos, com aumento da febre: é a orquite.

Diagnóstico

o diagnóstico da caxumba é fortemente suspeitado pelo exame clínico e, se necessário, a confirmação é feita através de um exame em laboratório. Uma proteína, a lipase, é aumentada na amostra sanguínea. Outras técnicas de isolamento do vírus existem, mas elas não são utilizadas a não ser em caso de dúvida.

Tratamento

geralmente, todos esses sintomas desaparecem completamente e, gradualmente o inchaço das glândulas parótidas pode persistir por semanas. Raramente, sequelas transitórias como transtornos da audição, ou definitivas com diminuição do tamanho dos testículos podem estar presentes. O tratamento da caxumba é principalmente concentrado sobre a redução dos sintomas com analgésicos, repouso e o uso de um curativo para as bolsas, chamado suspensório, utilizado em caso de orquite. A criança afetada não deve ir à escola antes de estar curada.

Prevenção

uma vacina existe para prevenir a caxumba. Ela é recomendada às pessoas que ainda não foram afetadas e às crianças com menos de um ano. A imunidade da vacina combinada contra o sarampo e a rubéola , é chamada vacina tríplice viral. Duas injeções são aplicadas entre 9 e 12 meses, e depois antes dos dois anos.

Veja também

Publicado por asevere. Última modificação: 24 de novembro de 2016 às 14:21 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Caxumba', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Doença da arranhadura do gato
Pneumonia de hipersensibilidade