a artrose é definida como a degeneração das articulações por degradação da cartilagem que vai se desgastando progressivamente. Esse fenômeno aumenta com a idade e com a intensidade de solicitações das diferentes articulações: as articulações submetidas a fortes tensões e compressões como os joelhos ou quadris são as mais comumente afetadas. A artrose deve ser diferenciada da artrite, cuja origem é inflamatória além da localização que será unilateral na artrose e bilateral na artrite. O esporte intenso pode ser a origem de uma acentuação do fenômeno da artrose. Enquanto isso, se desejamos manter a cartilagem articular em boa saúde é necessário praticar uma atividade física e esportiva. O ideal é portanto praticar um esporte por vez variado e leve para não traumatizar a cartilagem. A artrose cervical afeta as articulações entre as vértebras da coluna cervical.
Em caso de artrose cervical, encontramos os sinais clássicos da patologia artrósica com:
Essas dores podem ser acompanhadas de uma inflamação dos discos intervertebrais, de uma neuralgia cervico-branquial (dor que irradia desde o pescoço até o braço e às vezes até a mão) ou até uma hérnia de disco.
Geralmente o diagnóstico da artrose cervical é feito por um médico ou um reumatologia. Ele é feito com base em um exame clínico da nuca. A prática de um esporte que sobrecarrega os cervicais como o halterofilismo pode rapidamente orientar o terapeuta para uma suspeita de artrose cervical, mas são os exames radiológicos que permitirão determinar com certeza a presença da artrose. Encontramos sinais de artrose cervical na radiografia e no IRM (graças aos quais podemos também descobrir uma hérnia).
Não existe nenhum tratamento que permite curar a artrose cervical. Se ela for consequência da prática intensa de um esporte, será aconselhado limitar a prática. Os cuidados, eles sim, vão visar amenizar as dores e reduzir o enrijecimento articular. Os medicamentos empregados são os analgésicos (paracetamol em particular) e os anti-inflamatórios. As fisioterapias podem ajudar as pessoas sofrendo de artrose cervical. Como último recurso, pode-se recorrer à cirurgia.
De maneira geral, é necessário diminuir os esforços exercidos sobre a cartilagem. Se praticamos um esporte como a halterofilia, é recomendado limitar as séries de treinos. Para a população geral, é recomendado evitar carregar pesos e de maneira repetida.
Além disso, é recomendado utilizar um travesseiro adaptado para sustentar a coluna vertebral e adaptar a posição da sua tela de computador ou televisão para não forçar a cartilagem articular.