a prostatite crônica é um problema comum do adulto masculino, definida pela inflamação da glândual prostática. Ela pode ser pontual, em relação a uma infecção de origem bacteriana: é a prostatite aguda. Algumas vezes enquanto isso, ela pode ser também de duração mais longa: falamos então de prostatite crônica e a causa exata é geralmente difícil de identificar. A prostatite crônica se manifesta às vezes após o surgimento de uma prostatite aguda. Uma bactéria é assim colocada em evidência perto de uma em cada cinco.
os sintomas de uma prostatite crônica são:
o diagnóstico da prostatite crônica requer uma palpação da próstata através do reto, durante um toque retal. A próstata é geralmente indolor, de consistência e tamanhos normais. Em caso de anomalia, a dosagem de antígeno específico da próstata (chamada PSA) além de biopsias da próstata devem ser realizados na menor dúvida para eliminar uma origem cancerígena. Amostras bacteriológicas são igualmente realizadas para procurar um potencial germe infeccioso.
o tratamento da prostatite crônica não bacteriana se baseia sobre o consumo de anti-inflamatórios e analgésicos, eventualmente da fitoterapia e muito repouso. Uma ressecção parcial da próstata por via endoscópica pode ser possível se os sintomas persistirem. Em caso de identificação de um germe, antibióticos serão utilizados.
algumas medidas associadas ao tratamento da prostatite crônica terão virtudes preventivas desse problema: os alimentos apimentados, o café e o álcool devem ser evitados, o uso de roupas muito apertadas devem também ser evitado, além de andar de bicicleta.