o prolapso retal ou anal é uma patologia causada por uma anomalia da fixação do reto, que causa uma dificuldade a controlar as defecações ou até incontinência anal. Uma parte do reto é levemente exteriorizada fora do ânus durante a defecação. Em geral, ele surge na pessoa de idade por causa do envelhecimento dos tecidos e se manifesta inicialmente unicamente durante a defecação. A reintrodução é possível nas fezes. Em um estágio mais avançado, o prolapso é constante. Os esforços de fazer força, a constipação crônica além do sedentarismo favorecem sua aparição. Nas crianças, o prolapso retal é igualmente possível, sobretudo na pequena infância e no recém-nascido.
o sintoma do prolapso retal é uma exteriorização de uma parte do cólon durante a defecação e alguns sinais associados são possíveis: um bloqueio das fezes e constipação frequente;
o diagnóstico do prolapso retal é fácil de fazer. Um exame físico é suficiente onde o médico observa a presença de uma mucosa vermelha exteriorizada na margem anal, uma saliência acentuada de alguns centímetros de comprimento, durante a força. O médico fará perguntas sobre o estado geral da criança: constipação e estado das fezes, incontinência fecal.
o prolapso retal nas crianças não causa complicações particulares. É necessário simplesmente fazê-lo aprender a evitar fazer forças excessivas durante o aprendizado em usar o banheiro. Em caso de constipação, um regime alimentar adaptado com uma hidratação suficiente é necessária e uma laxativo pode ser prescrito para facilitar a defecação. No adulto, as mesmas recomendações são colocadas em prática nos casos de constipação. Técnicas de forço da musculatura pélvica são às vezes realizadas com a ajuda de um fisioterapeuta. A cirurgia é considerada se o prolapso é for muito importante.
a prevenção do prolapso retal da criança passa por conselhos e uma educação inculcada aos pequenos: não fazer forças violentas durante a defecação, a utilização do banheiro desde que possível e uma boa higiene. Em todos os pacientes, a luta contra a constipação é igualmente importante com conselhos higieno-dietéticos, além de uma hidratação suficiente.