uma pielonefrite é uma infecção bacteriana que afeta o rim: falamos de nefrite túbulo-intersticial. Geralmente, a infecção afeta inicialmente as urinas e a bactéria afetando as cavidades renais retorno ao longo das vias urinárias. Diferentes germes bacterianos podem estar envolvidos, o mais comum sendo o Escherichia Coli em quase 9 casos sobre 10. De acordo com o terreno, ou seja, as características da pessoa afetada, definimos uma pielonefrite simples surgindo classicamente na mulher na ausência da patologia. Ela é chamada de complicada quando ela surge em um homem, em idade extremas, ou em casos de obstáculo bloqueando a evacuação das urinas, más formações do aparelho urinário, gravidez para a mulher ou se a pessoa afetada por algumas patologias como a diabetes ou uma diminuição das suas defesas imunológicas.
a pielonefrite provoca os sintomas seguintes:
Ás vezes, uma anuria, parada da excreção de urina, está presente: neste caso, uma pielonefrite obstrutiva é suspeitada e deve ser procurada.
o diagnóstico da pielonefrite se baseia sobre os sinais clínicos. A suspeita é reforçada pela realização de uma análise de urina realizada na cabine com a ajuda de uma faixa reativa inserida na urina. Se a parte reativa para a detecção dos glóbulos brancos for positiva, isso indica uma infecção urinária. Se a parte para os nitratos é positiva, isso indica a presença de bactérias. Quando a presença de um desses dois elementos é encontrada, um exame cito-bacteriológico das urinas ou ECBU é realizado para confirmar a presença dos germes.
A colocação em prática do tratamento não aguardará os resultados dos exames. Além disso, uma ultrassonografia das vias urinárias é necessária em caso de primeiro episódio de pielonefrite para procurar um favor que favoreça sua aparição ou a descoberta de um obstáculo sobre as vias excretórias.
o tratamento da pielonefrite simples se faz com base nos antibióticos e analgésicos em caso de fortes dores. Muito repouso e um grande consumo de água são indispensáveis. Em caso de pielonefrite complicada, a hospitalização é geralmente necessária. Para a pielonefrite obstrutiva, um tratamento operatório é necessário.
a medida preventiva essencial da pielonefrite, como de todas as infecções urinárias, é de beber bastante água.