Verruga

Faça uma pergunta

Definição

A verruga é um tumor geralmente benigno que surge na pele. Se trata de uma proliferação de células devido a um vírus do tipo papillomavirus (HPV), dentre os diversos tipos existentes. Ela é contagiosa. Existem diferentes formas de verrugas: verruga vulgar, verruga plantar, verruga plana. As verrugas podem ser reincidentes e cobrir uma área dérmica mais ou menos importante. A verruga se enquadra no campo da dermatologia que pode propor muitas técnicas terapêuticas. As verrugas atingem frequentemente as crianças e adultos jovens. Quando a infecção HPV atinge uma mucosa como aquelas situadas nos órgãos genitais ou no ânus, não falamos de verruga, mas de condiloma. E devido ao fato da característica contagiosa do vírus HPV, os condilomas são então uma infecção sexualmente transmissível. A notar que certos tipos de HPV podem causar câncer do colo do útero, na mulher.

Manifestações

As manifestações são próprias a cada tipo de verruga.
Verruga vulgar aparece geralmente nos dedos e nas mãos, mais frequentemente no posterior dessas partes. De cor marrom, sua superfície é irregular, dura, calosa. Devido ao fato da localização nas mãos, elas podem se espalhar para outras regiões do corpo por contato.
A verruga plantar em sua forma típica é muito dolorosa ao andar porque ela atinge a planta do pé. Ela se revela rapidamente incapacitante, o que leva o paciente a se consultar.
A verruga plana se manifesta, sobretudo, nos dedos, na mão. É uma pequena lesão de superfície lisa que pode persistir ao longo dos anos.
Os condilomas atingem de modo preferencial os órgãos genitais extremos: vulva na mulher, glande nos homens, mas podem também serem situadas no ânus. Distinguimos os condilomas planos e os condilomas acuminados, igualmente chamados de crista de galo.
Outras formas raras existem.

Diagnóstico

Aspecto e localização bastam para diagnosticar o tipo de verruga do qual se trata e não é necessário recorrer a exames complementares.

Tratamento

As verrugas cutâneas podem ser tratadas por diferentes técnicas: moléculas do tipo queratolíticos podem ser aplicadas diretamente sobre a pele. A verruga pode ser eliminada pela aplicação de nitrogênio líquido, ou outra técnica que utiliza laser.
No caso dos condilomas, o uso de nitrogênio líquido ou o laser são igualmente possíveis. Uma alternativa é um creme de aplicação local.

Prevenção

A parcela da população mais afetada pelas verrugas vulgares e plantares são as crianças e adultos de menos de 35 anos, mais particularmente as pessoas adeptas de esportes, e de piscina. O uso de calçados de plástico é aconselhado para frequentar as piscinas. Melhor evitar também de manter os pés úmidos.
Dra. Marta Marnet

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde e redatores supervisionados pela Dra. Marta Marnet (número de registro 19741 no Colégio de Médicos de Barcelona, Espanha).

Mais informações sobre a equipe do CCM Saúde

Veja também

Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:49 por asevere.

Este documento, intitulado 'Verruga', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.