Doença de Ménière


Definição

A doença de Ménière é uma condição crônica do ouvido interno responsável por vertigens seguidas de crises. Essa doença é atualmente assimilada como secundária a um aumento da quantidade de líquido no labirinto, uma estrutura do ouvido interno que desempenha papel no equilíbrio e na audição. Contudo, um tumor localizado ou uma inflamação de um nervo são igualmente causas possíveis. A vertigem é um sintoma que ocorre durante essas crises sucessivas.

Manifestações

A doença de Ménière evolui por crises durante as quais os sintomas presentes são:
o Uma surdez que atinge um ouvido, com sensação de que ela está mordida. Por vezes um zumbido, impressão de perceber um chiado ou uma campainha.
o Vertigens, impressão de que sua cabeça ou o ambiente gira, podendo durar alguns minutos ou horas.
o Náuseas ou vômitos acompanham frequentemente as crises.
Entre duas crises, o paciente pode não se queixar de nada, mas por vezes a surdez pode persistir.

Diagnóstico

O diagnóstico da doença de Ménière é extremamente delicado, por causa das numerosas outras patologias que são responsáveis por causar vertigens e problemas auditivos de modo inconstante. É a evolução sob a forma de crises com uma piora progressiva da surdez que leva mais certamente ao diagnóstico. Os exames complementares praticados para buscar outras causas são normais; no melhor dos casos, uma surdez dita de percepção sobre um ouvido é recobrada em um audiograma após um certo tempo.

Tratamento

O tratamento da doença de Ménière se dá por dois caminhos. O tratamento da crise em primeiro lugar onde o doente deve ser colocado em uma tranquila sala escura, até que a crise passe. Medicamentos, de eficácia contestada, são algumas vezes prescritos. Outro ponto é o tratamento a fundo da doença: certas substâncias são prescritas, associadas a uma alimentação pobre em sal. Uma intervenção cirúrgica pode ser proposta para descomprimir o labirinto.
Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:49 por asevere.
Este documento, intitulado 'Doença de Ménière', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Verruga
Vertigens