A 'linea nigra' é uma estrutura fibrosa que atravessa a linha média do abdômen de mulheres grávidas. Ela é mais pronunciada entre as gestantes negras e pardas. Em casos raros, a 'linea nigra' é acompanhada por pelos.
Todos os seres humanos possuem uma linha que atravessa o abdômen e tem o umbigo como centro. No entanto, a 'linea alba', como é chamado, é pouco visível fora dos períodos de gestação.
A 'linea nigra' aparece porque quase 90% das mulheres grávidas têm aumento da pigmentação da pele. Este aumento ocorre porque o estrogênio e progesterona (hormônios da gravidez) estimulam a ação dos melanócitos. Isso provoca escurecimento da pele em determinadas áreas, como aréolas mamárias e mamilos, vulva e na chamada 'linea alba'.
Na primeira gravidez, esta linha aparece geralmente no segundo trimestre e vai crescendo lentamente junto com a própria barriga. No entanto, em mulheres com mais de uma gestação, toda a linha inteira geralmente aparece antes do segundo trimestre.
Esta linha não é importante e desaparece gradualmente após o parto. Às vezes, pode ser que permaneça pigmentada, levando até um ano para sumir completamente.
Durante a gravidez, se for tomar sol, a grávida deve se proteger com filtro solar de alta proteção para evitar que o escurecimento da pele seja ainda maior. É recomendado não depilar também a região, pois o pelo geralmente cai após o parto.
Não se pode evitar a hiperpigmentação da pele e não é recomendado o uso de cremes clareadores para eliminar as manchas. Alguns especialistas sugerem que o ácido fólico ajuda a controlar as alterações da melanina, embora isso não seja confirmado cientificamente.
Foto: © BonNontawat - Shutterstock.com