Natação para bebês

A natação para bebês é introduzida a partir da idade de 3 meses de forma que a criança usufrua da água de maneira lúdica. Geralmente é realizada em pequenos grupos, com acompanhamento dos pais e orientação de um profissional especializado. O exercício estimula a movimentação de todo o corpo da criança.

Efeitos da natação para bebês

A natação para bebês tem efeito positivo sobre todo o desenvolvimento da criança: atividade cardiovascular e respiratória são incentivadas, habilidades motoras e controle do corpo são promovidos e a resistência física protege contra infecções. Além disso, esta é uma experiência intensa para os pais e a criança, pois a proximidade física promove uma relação mais íntima. As aulas não costumam levar mais de 30 minutos, pois o bebê se cansa facilmente.

Nadar com bebês sem orientação profissional

Você também pode simplesmente levar seu bebê para nadar por conta própria. A vantagem dos cursos de natação para bebês é que eles ocorrem sob orientação profissional. Um instrutor treinado irá mostrar como fazer o bebê deslizar com segurança pela água e estabilizar a cabeça e o corpo. Você também aprenderá brincadeiras que distraem a criança. Se quiser nadar com o bebê fora de cursos de natação, atente para a temperatura da água.

Utensílios necessários para natação do bebê

Para frequentar a natação, é necessário que o bebê use fraldas especiais de natação. Busque também ter toalhas suficientes para secar e esquentar a criança após a atividade.

Foto: © Oksana Kuzmina - 123RF.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Natação para bebês', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade