O uso de desodorante é um hábito de quase todas as pessoas. No entanto, a Sociedade Internacional contra a Hiperidrose alerta que a população utiliza o produto de maneira incorreta, reduzindo seus efeitos. Por outro lado, muitas pessoas, principalmente aquelas de origem asiática, podem estar comprando desodorantes sem necessidade.
Em geral, as pessoas utilizam o desodorante após o banho matinal e antes de saírem de casa para escola ou trabalho. Porém, devemos passar o produto nas axilas momentos antes de deitar para dormir e com as axilas completamente secas, defende a Sociedade Internacional contra a Hiperidrose.
O grupo de especialistas afirma que o desodorante deve ser a última ação que desempenhamos no dia. Depois disso, o ideal é deitar na cama e dormir até o dia seguinte. Além disso, para garantir que não haja umidade nas axilas, deve-se passar uma toalha seca sobre a região antes da aplicação do desodorante.
O uso do desodorante à noite, segundo os profissionais, facilita a penetração nas glândulas sudoríparas pois elas reduzem seu funcionamento - e a consequente produção de suor - durante o sono, garantindo tempo para a ação dos componentes do desodorante.
Os desodorantes atuam no combate ao suor e ao mau cheiro dele derivado através da penetração de seus componentes, principalmente os sais de alumínio, nas glândulas sudoríparas. Uma vez infiltrados, essas substâncias se cristalizam tampando os poros que liberam o suor e interrompendo a sua produção. Essa paralisação da sudorese deve durar cerca de 24 horas.
Além de utilizar o desodorante incorretamente no período da manhã, muitas pessoas compram o produto sem necessidade, afirma pesquisa publicada no 'Journal of Investigative Dermatology'. O levantamento constatou que 100% dos negros e 97% dos brancos possuem variação genética que faz com que as bactérias da axila gerem o mau odor. No entanto, apenas 20% dos asiáticos ou descendentes têm este gene. Porém, cerca de 75% deste grupo usa desodorantes apesar de não sofrer com o mau cheiro.
Foto: © Mile Atanasov - 123RF.com